Quem Somos

Em abril de 1953,em palestra com os  irmãos do quadro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Conego Antônio das Mercês, no Oriente de Porto Alegre, surgiu a idéia de serem erguidas as colunas da maçonaria no novo Oriente de São Leopoldo. Esta idéia foi criando corpo, apoiada com entusiasmo pelos irmãos do quadro residentes nesta cidade.

Em 14 de maio de 1953, instalou-se na residência do Irmão Miguel Trindade em São Leopoldo, o Triangulo Inconfidência, formado por 16 irmãos, que inicialmente se reuniam alternadamente nas residências dos irmãos Roberto João Dörnte, Miguel Trindade, Augusto Helmuth Kuhn, Élio Dickie, Alfredo Babio Nogueira e Victor Otto Schmidt. 

Relação dos fundadores:

Djalma Penaforte Araújo (Mestre Interino), Arthur Goulart Guedes, Victor Otto Schmidt, Alfredo Babio Nogueira, Roberto João Dörnte, Élio Dickie, Carlos Feldens, Oscar José Plentz, Nero Faria Leal, Orestes Samuel Canosa, Augusto Helmuth Kuhn, Juan Carlos Martinez, Karlo Harazim, Miguel Trindade, Ricardo João Merker e Avelino Teixeira Lobo

Em 17 de outubro de 1959, o Triângulo Inconfidência, em sessão solene, passa à categoria de Loja

No ano de 1960, a Loja Inconfidência passa a trabalhar sob os auspícios do GOB (Grande Oriente do Brasil) e no período de 1966 a 1969, a Loja Inconfidência estava classificada entre as cinco melhores lojas maçônicas do GOB, em vista de sua atuação através da Associação Beneficente Tiradentes na comunidade, e a rigidez ritualística como eram desenvolvidos os trabalhos litúrgicos.

Em 1973, com a cisão da maçonaria brasileira, a Loja Inconfidência, como ocorreu com a maioria das lojas, passa a atuar sob os auspícios do GORGS (Grande Oriente do Rio Grande do Sul).